20 de novembro de 2009

Lá vai Lisboa…

Há cerca de 2 semanas fui até Lisboa. Foram 2 dias preenchidos e agradáveis pela capital lisboeta.

No primeiro dia fomos até ao Jardim Zoológico de Lisboa. Foram cerca de 6 ou 7 horas que lá estivemos mas a verdade é que podia ficar ainda outras tantas e seria ainda mais fantástico!
Já lá tinha estado mas era muito nova e não me lembrava de quase nada. De qualquer forma, recentemente fizeram obras e o jardim zoológico sofreu uma série de alterações. Está realmente digno de se visitar!
Além da imensa diversidade de espécies de animais que lá têm, o espaço está muito agradável, onde não passa despercebida a atenção que tiveram não só com a fauna mas também com a flora.



O “lar” dos animais é deveras interessante, sendo que achei muito bonito quase não haver grades e cimento. Visitem e irão ficar surpreendidos!
Outra coisa que me despertou atenção é o facto de haver não só uma preocupação com a conservação mas também com a reprodução. Imensas espécies que lá estão no jardim zoológico têm crias, o que é admirável.







Se são de Lisboa aproveitem bem esse jardim zoológico! Há um programa denominado apadrinhamento de animais e sem dúvida que é algo excelente. E se estás a ler isto: procura informar-te sobre isso e apadrinha um animal! Eu gostaria de o fazer, mas sem dúvida que o facto de não ser de Lisboa não ajuda a isso.













Depois de ir ao pé da Brasileira no Chiado cumprimentar o Senhor Fernando Pessoa e dar uma volta por lá dirigimo-nos à Santa Apolónia para jantar. Depois foi o momento pelo qual muitos aguardavam e fomos em direcção de Xabregas, até ao Teatro Ibérico, para ver o concerto do Angelo Kelly. Foi um concerto muito bom e que irá deixar saudades!



Para passar a noite ficamos todos juntos num bungalow que um amigo tinha reservado. Trata-se de pequenas casas de campo turísticas, umas bonitas casinhas de madeira em pleno parque do Monsanto. Achei a ideia muito interessante e sem dúvida que deve ser um belo local de escape para quem mora numa cidade que nem Lisboa.
No dia seguinte foi altura de satisfazer o meu desejo de visitar as restantes “maravilhas” de Portugal que ainda não tinha visto: Mosteiro de Jerónimos, Torre de Belém e claro :P os pastéis de Belém!


Quase ao pé do palácio de Belém (é tão cor-de-rosa!) lá se erguia o majestoso mosteiro! Fiquei encantada por ver de perto os túmulos de Vasco da Gama, Luís de Camões e Fernando Pessoa. Fiquei ainda mais encantada, maravilhada e completamente arrebatada com os claustros. É sem dúvida um local a visitar! Desta visita ressaltou também o facto de ter visto o túmulo de D. Sebastião na igreja do mosteiro e depois ter visto numa cronologia que lá estava em exposição uma data de quando foi sepultado D. Sebastião. Foi quase como que receber a notícia de que o pai Natal não existe. Como é possível? Crescer sempre com a ideia de que é o rei desaparecido que ainda há-de voltar um dia no meio de nevoeiro e depois ver o túmulo à nossa frente é algo um tão pouco esquisito. Já andei a pesquisar e há tanta ambiguidade à volta do tema e há tanta controvérsia que eu decidi permanecer com a ideia de que o D. Sebastião continua a vaguear pelo norte de África.













A caminho da torre de Belém ainda deu para admirar o belo Padrão dos Descobrimentos.
A torre de Belém… A torre de Belém é tão pequenina mas tão fofa! Acho que é a melhor palavra para descrever a Torre de Belém: fofa.
Uma coisa aconselho a quem a visitar: levem um helicóptero ou então só subam aquilo tudo se não estiver muita gente por lá! Aquelas escadinhas íngremes são terríveis para conseguir subir e descer caso esteja por lá muita gente. Nunca pensei demorar cerca de meia hora para conseguir descer 3 andares!
Depois de visitar a torre de Belém nada melhor do que ir à fábrica original dos pastéis de Belém. É lá que permanece em segredo a receita original deste doce tão típico da doçaria portuguesa. É certo que em qualquer lado podemos comer um pastel de Belém, mas é nesta fábrica em Belém, e mais concretamente na Oficina do Segredo, que se preserva e confecciona o sabor de um doce e da sua secular subsistência. Para quem é do norte, aproveitem! É diferente do “pastel de nata” que estamos habituados, é servido quentinho e é mesmo bom!
E foi de um cenário de clérigos e tradição que avançamos para o mundo americanizado de fast-food e rock n’roll. Fomos pois almoçar ao Hard Rock Lisboa e que belo almoço foi. A repetir! Até porque quando lá fomos ainda não estavam em exposição os materiais que Moonspell cederam. xD



Para finalizar a viagem concretizei também o desejo de visitar o Oceanário no parque das nações. Belo, belo e belo! O aquário central é sem dúvida soberbo e tem espécies lindíssimas. Além das diversas espécies, tem também uma distribuição e exposição em relação aos 5 oceanos que está muito bem conseguida. É o segundo maior oceanário do mundo e é, de facto, muito interessante e está repleto de belas criaturas.

E apaixonei-me pelas lontras! xD



E não, isto não são lontras mas sim pinguins.

2 comentários:

  1. Foi bonito sim senhora :p

    Estou de acordo com tudo incluindo com as saudades de concertos do Angelo Kelly *tosse e revira os olhos*.

    A minha parte favorita foi o Zoo, já tinha saudades *.*

    Tem bichinhos tão bonitos.

    Foi pena a chuva, agora temos que ir lá quando tiver solinho para repetir.

    Nem que seja só para ver a zona das Chitas que estava em obras x)

    Ah sim, e depois de teres cumprido tantos sonhos, que tal cumprires um sonho meu?

    Ir passear a um lado qualquer em que não toque o Angelo Kelly? xD

    Bjinhos ***

    ResponderEliminar