23 de agosto de 2010

Bella Italia

Neste Verão consegui finalmente satisfazer o meu desejo de viajar ate Itália. Foi a primeira viagem, espero eu, de muitas outras. Apaixonei-me completamente. Visitei Milano, Firenze, Roma e Pisa. Faz hoje um mês que tal viagem começou. Saudades...

Depois de chegar ao aeroporto de Bergamo e seguir a estrada para Milão, consegui estrear a minha estadia em Itália vendo a mítica “última ceia” de Leonardo da Vinci. De seguida um passeio pelo centro, um primeiro gelato, as galerias vittorio emanuelle, uma visita ao belo Duomo (belo e super interessante quer por dentro quer por fora).



Depois da confortável viagem de comboio de Milão para Florença, tudo passou a ser indescritível. De facto é difícil descrever Florença. Tanto Florença como Roma vieram no coração. Cidades fantásticas.

Em Florença caminhei, respirei e saboreei. Visitei a Santa Maria Novella, a Santa Croce, a Galleria degli Uffizi (fantástica, fantástica!), a piazza della Signora, a Galleria dell’Accademia (grande “David”!), o Battistero e as suas fantásticas “portas do paraíso”, o belo Duomo, o museu Casa di Dante… e o bar Vivoli – gelateria, claro! Dos melhores gelados que comi em Itália!














A despedida de Florença foi triste, mas a viagem tinha de continuar. Próximo destino: a cidade eterna, Roma. Adorei! Mal eu sabia que ia adorar tanto como adorei. E a comida? Visitei o Vaticano e fiquei deslumbrada com os museus do Vaticano! A basílica de S. Pedro arrebata qualquer um e eu não fiquei indiferente.





Depois de um passeio pelo Vaticano e pelo castelo Sant’Angelo, foi altura de passear pelo centro de Roma: Pizza di Spagna e a sua bela scalinata, fontana di Trevi… Este passeio pelo centro de Roma foi continuado no seguinte dia, quando a caminhada me levou desde a igreja Santa Maria Maggiore até à igreja S. Pietro in Vincoli, onde se encontra o fantástico “Moisés” de Miguel Ângelo. Após percorrer a via dei Fori Imperiali foi altura de visitar o monumento a Vittorio Emanuele II. Os romanos podem não gostar dele, mas eu achei lindíssimo. Depois de uma breve visita ao campidoglio, visitei a linda chiesa del Gesu. Depois desta igreja, foi altura de ver a piazza della Minerva com um dos meus obeliscos preferidos: o que repousa numa das inúmeras esculturas de Bernini, um elefante. Seguidamente visitei o panteão, edifício antigo, impressionante e completamente diferente do que tinha visto até então. Depois de passar pelo palazzo Madama estive numa das praças que mais gostei em Roma: a piazza Navona. Belíssima! Depois de passar pelo Campo de Fiori e ter comprado umas belas cerejas (deliciosas!) pelo mercado, caminhei em direcção ao pallazzo montecitorio e palazzo Chigi, com o seu belo obelisco e a colonna na piazza Colonna. Pelo caminho visitei o bar giolitti! Melhores gelados de Roma! Voltei a visitar a Fontana di Trevi (desta vez de dia), segui para a piazza Barberini, descansei na bela Fontana del Tritone de Bernini e de seguida aproveitei para ver o por de sol ao pé do velho coliseu. Antes disso visitei ainda a pirâmide! Pois, Roma até uma pirâmide tem.
À noite retomei ao restaurante onde tinha jantado na primeira noite em Roma: tiempo di Minerva. Fantástico! Quando voltar a Roma tenho de lá voltar!




















No terceiro dia visitei devidamente o impressionante coliseu, fóruns romanos, palatino, circo massimo e ainda espreitei a boca della verita. Foi um dia de Roma imperial, muito cansativo claro, mas muito interessante.















No último dia em Roma aproveitei para visitar o interior do castelo Sant’ Angelo (que vistas!). Visitei ainda a macabra Cripta dos Capuchinhos, seguida da igreja Santa Maria della Vittoria, ao pé da piazza della Repubblica com a sua fonte das ninfas, onde pude ver o “êxtase de Santa Teresa” de Bernini. Por fim despedi-me de Roma indo à piazza del Popolo e visitando a igreja Santa Maria del Popolo.









Em Roma tudo é inesquecível. É uma cidade diferente, como dizem, é a cidade eterna. Além disso tem romanos muito malucos, mas também muito simpáticos. Tem comida deliciosa (e gelados!) e muitas fontes (no verão sabe mesmo bem, até porque há imensos bebedouros com agua potável e com todo o calor que se fazia sentir foi algo super agradável)!

No entanto, a viagem estava a acabar e foi necessário prosseguir para Pisa. Chegando a Pisa foi visível que se aproximava uma tempestade. A última noite em Itália foi em Pisa e rapidamente pareceu Veneza. Durante uns 5 minutos as ruas ficaram inundadas devido a uma grande chuvada! Mas, no dia seguinte, o sol voltou todo vaidoso e foi possível passear pela piazza dei Miracoli, ver a torre de Pisa, o Battistero, Duomo e até o Campo Santo.




Depois de um almoço com pizza como despedida de Pisa e Itália, foi tempo de dar um passeio pela pequena cidade, comer um último gelado e ir para o aeroporto internacional Galileo Galilei. O próximo destino seria voltar a casa.

Bella bella bella Italia.

3 comentários:

  1. WOW,
    o blog ta mto bom... e as fotos extao excelentes... parecem bue profissionais.

    well done...
    mas daqui a pouco voltas la, bitch... devias era vir a London :p
    affff

    looking forward the part 2 lol
    xoxo

    ResponderEliminar
  2. Tu ao menos fizeste e decidiste tudo sozinha :(

    Senti-me completamente excluído.

    Para a próxima vou sozinho e não te levo.

    Ainda por cima aquela pizza é minha.

    ResponderEliminar
  3. Agora naquela de fazer um comentário a sério.

    Fico muito contente por teres ficado feliz com a viagem, foi a forma perfeita de te recompensares a ti própria pelos quatro anos de trabalho que a antecederam e estás de parabéns :)

    As fotos são magníficas, mas isso eu já sabia e só faltava falares um bocadinho mais sobre as tuas vivências, porque o diário da viagem eu já conhecia, apesar de tudo também fui :p

    Bjinho floco de neve *

    ResponderEliminar